APRESENTAÇÃO


A execução do Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020, entrando no ano de 2017 em sua sexta edição, é um marco na história desportiva do Estado do Paraná. Estamos tratando de um projeto pioneiro que almeja a consecução do fomento esportivo através da concessão de bolsa auxílio a atletas e técnicos, com o acompanhamento de resultados por meio de técnicas empregadas nos treinamentos e na avaliação do potencial esportivo dos atletas, e também pela integração social e difusão das práticas esportivas na sociedade.

Nesta esteira, o Programa TOP 2020 atende atletas em caráter de iniciação esportiva até aqueles de alto rendimento. Assim sendo, o programa detêm um leque vasto de atuação, justamente com fins ao fomento do esporte em todo o Estado do Paraná.

Neste viés é possível afirmar que a parceria firmada entre Patrocinadores, Estado e União tem sido deveras importante e salutar para o alcance de metas, alicerçando o desenvolvimento do Esporte do Paraná.

Com a comunhão de esforços, tem-se obtido o ingresso de várias crianças ao meio esportivo, criando-se assim uma escola de formação de novos atletas, no que se assevera na modalidade TOP Formador. Isto posto, houve a atração destes meninos e meninas ao seio desportivo, fazendo então com que potenciais talentos que passavam despercebidos pudessem ingressar no esporte, iniciando treinamentos técnicos que possibilitam a sua revelação e a descoberta do talento, não apenas como um lazer, mas como um promissor caminho profissional a ser trilhado.

Ainda, cabe citar que o presente Programa promove o reconhecimento dos técnicos esportivos. Assim, a bolsa ofertada a estes enseja a ampliação do investimento na base esportiva, almejando projetar e consolidar o Estado do Paraná como referência na formação de atletas olímpicos e paralímpicos no Brasil.

TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2020) é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo / Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com recursos oriundos do próprio Governo do Estado, de patrocínios diretos e de incentivos fiscais autorizados pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tendo contado com importantes parceiros.

Tendo sido implantado no ano de 2011, o eixo que conceitua o Programa Talento Olímpico do Paraná é o da oportunidade na revelação de atletas que tenham a intenção de construir uma carreira esportiva, preocupação que surge da necessidade não somente de identificar, mas de oportunizar e permitir ao talento esportivo que se dedique mais efetivamente à sua modalidade e carreira esportiva, por meio do oferecimento de bolsa, com base em critérios de desempenho técnico. O Programa Talento Olímpico do Paraná deve servir como agente motivador aos investimentos direcionados aos jovens atletas do Paraná, visando desenvolver talentos potenciais para as Olimpíadas e Paralimpíadas, gerando oportunidades para que estes possam permanecer próximos aos locais onde foram revelados, tendo na aproximação da família um suporte emocional e afetivo ao seu desempenho.

Para efeitos deste regulamento, são consideradas equivalentes as denominações Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo ou SEET, Escritórios Regionais do Esporte e do Turismo ou ERET, Núcleos Regionais de Educação ou NRE, Programa Talento Olímpico do Paraná ou Programa TOP 2020.

TÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS

O Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 assenta-se nos princípios decorrentes da política do Governo do Paraná para o desenvolvimento do esporte. São eles: da soberania, da autonomia, da democratização, da liberdade, do direito social, da diferenciação, da identidade nacional, da educação, da qualidade, da descentralização, da segurança e da eficiência.

Objetivo Geral

Tornar o Paraná referência no Brasil no esporte olímpico e paralímpico, valorizando os atuais talentos esportivos do Paraná com destaque estadual, nacional e internacional e resgatar os talentos paranaenses que hoje estão treinando e representando outros estados, bem como contribuir no desenvolvimento social (esporte, saúde e educação para os jovens).

Objetivos Específicos

  • Identificar jovens que se destacam para a prática do esporte mediante desempenho atual e potencial em competições, visando as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020 e/ou 2024;
  • Oferecer a bolsa-esporte para a promoção e incentivo do talento esportivo visando ampliar e qualificar a base esportiva estadual para um melhor desempenho nas competições esportivas;
  • Minimizar a possibilidade de evasão dos atletas paranaenses para outros centros;
  • Medir o desempenho esportivo de atletas do programa TOP 2016 nas categorias TOP Escolar, TOP Nacional e TOP Olimpo, por meio de avaliações nas variáveis morfofuncionais;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos atletas em treinos e competições.

Para visualizar o regulamento completo do TOP 2020 clique aqui.

Loading...